top of page
  • Foto do escritor.

5 formas de aproveitar suas pausas durante o trabalho

Atualizado: 21 de out. de 2019



Todos nós fazemos pausas durante o trabalho. É praticamente impossível passar o dia inteiro sentado, olhando para o computador, sem no mínimo levantar para beber algo. Mas já pensou que esses momentos poderiam ser aproveitados de uma forma melhor? Mais consciente? Testamos algumas rotinas simples para voltar a trabalhar mais renovado após esses minutinhos.


1 - Prepare um chá


Muitas vezes aproveitamos esses intervalos para beber o famoso cafézinho, que em pequenas quantidades (até duas xícaras pequenas por dia) é perfeitamente saudável. No entanto, até por uma questão de hábito, muitos recorrem ao café em todas as pausas, aumentando a dependência e efeitos colaterais como taquicardia e ansiedade.


Já considerou substituir parte do café por chá?


Os chás possuem propriedades interessantes para cada necessidade do seu corpo. Dependendo da sua composição, podem ser um grande aliado na reposição energética ou um ótimo calmante. Além dos benefícios ao bebê-lo, também apresenta efeitos aromaterápicos pelo seu cheiro, que contribuem para o humor e estado de espírito!


2 - Se espreguice


Enquanto esperamos nosso chá esfriar, que tal uma bela espreguiçada? Dessa forma o sangue circula melhor pelo corpo, mandando estímulos de alerta para o cérebro, influenciando diretamente na disposição. Ao espreguiçar, o corpo libera endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar, além de ativar a memória.


3 - Vá para um local aberto


Grande parte de nós passa o dia inteiro sentado em frente a um computador. Nesses momentos de pausas conscientes, pegamos nosso chá e procuramos passar alguns minutinhos em algum local aberto do nosso espaço de trabalho enquanto apreciamos a bebida, sem celular ou qualquer tecnologia, simplesmente observando o dia e o momento presente. Nos faz bem escutar os sons da cidade ou da natureza e pegar uns minutinhos de sol e ar!


4 - Respire fundo


Assim como se espreguiçar, a respiração profunda ajuda a oxigenar o seu corpo, aumentando a irrigação sanguínea e deixando o cérebro mais alerta e ativo. Além disso, é extremamente eficiente para o controle da ansiedade e agitação, fazendo com que nos sintamos mais relaxados e revigorados. Ao focarmos a atenção em nossa respiração, nos aproximamos de um estado meditativo, que resulta em corpo e mente mais calmos e revigorados.


5 - Agradeça pelo que já conseguiu realizar naquele dia


É comum que a gente pense sempre no que ainda falta fazer, esquecendo de tudo que já foi realizado até então. Criar um hábito de gratidão pelo que já foi concluído até o momento no dia nos ajuda a controlar melhor a ansiedade e conseguir aproveitar melhor o momento, sem pensar em tudo que ainda precisa ser realizado.


Testamos essa rotina e gostamos muito de como nos sentimos! Mas como gostamos de falar, ninguém melhor do que você para saber o que funciona para si mesmo!









134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page